sábado, 31 de março de 2007
sexta-feira, 30 de março de 2007
Classificação Morfológica das Junturas
- Articulações fibrosas ou Sinartroses
- Articulações cartilagíneas ou Anfiartrose
Nas articulações cartilagíneas os ossos são unidos por cartilagem, o que permite pequenos movimentos nestas articulações.
- Sincondroses - Articulações que aparecem onde os centros de ossificação estão separados. Os ossos de uma articulação do tipo sincondrose estão unidos por uma cartilagem hialina de crescimento (primário). As sincondroses são primariamente mecanismos de crescimento que após total ossificação tornam-se sinostose. As articulações entre as dez primeiras costelas e as cartilagens costais são sincondroses permanentes. Sincondroses: Sincondrose esfeno-occipital e Sincondrose Mandibular (bovinos)
- Sínfises – As superfícies articulares dos ossos unidos por sínfises estão cobertos por uma camada de cartilagem hialina de crescimento (secundária). Articulações altamente resistentes. Entre os ossos da articulação há um disco deformável de fibrocartilagem, característica distintiva da sínfise. Algumas sínfises chegam a formar sinostose, mas esse é um processo muito mais lento que o ocorrido nas sincondroses e raramente formam uma sinostose completa. Sínfises: Sinfise púbica, Discos intervertebrais.
- Articulações sinoviais ou Diartroses
São as chamadas articulações propriamente ditas. Neste tipo de articulação, as faces articulares estão cobertas por uma cartilagem hialina especializada e unidas por ligamentos revestidos por membrana sinovial. Tem a função de união e movimento e, as suas células interiores (situadas dentro da articulação) produzem o líquido sinovial, responsável pela lubrificação e absorção do impacto. Essas articulações são revestidas por uma cápsula fibrosa.
terça-feira, 13 de março de 2007
Introdução à Artrologia
Articulações são as uniões entre ossos e cartilagens (as partes rígidas do esqueleto).
A união dos ossos que constituem o esqueleto possuem a finalidade de manter os ossos em contato e também a de permitir a mobilidade dos segmentos.